Resistência estrutural: como o concreto pré-fabricado supera desafios de carga

Resistência estrutural: como o concreto pré-fabricado supera desafios de carga
23 de fevereiro de 2024

Elementos pré-fabricados em concreto são reconhecidos por sua robustez mecânica. Por serem fabricados dentro de um processo industrial em um parque fabril e empregarem aditivos, tecnologias, dosagem adequadas de produtos e sistemas de armaduras internos, conseguem oferecer grande resistência estrutural e superar desafios de cargas, encontrando aplicabilidade em uma ampla gama de construções, como grandes galpões, obras comerciais e residenciais.

Esse método construtivo oferece vantagens significativas em termos de qualidade, eficiência e desempenho estrutural.

 

Como o concreto pré-fabricado oferece resistência estrutural?

 

Qualidade superior

Uma das principais vantagens do concreto pré-fabricado, é o rigoroso controle de qualidade exigido durante sua fabricação. A produção em um ambiente controlado,  permite traço e cura mais precisos do concreto, resultando em componentes de alta qualidade e propriedades consistentes.

 

Capacidade de suportar grandes cargas

O concreto pré-fabricado é conhecido pela capacidade de suportar o peso de cargas, sem comprometer a integridade estrutural. Essa resistência somada a alta durabilidade das obras, o torna ideal para uma ampla gama de aplicações.

 

Mais resistência com a protensão

A pré-fabricação em concreto também oferece flexibilidade de design, permitindo a criação de componentes com formas complexas e tamanhos precisos, que seriam difíceis de alcançar com o concreto moldado no local. Isso facilita a implementação de soluções de engenharia inovadoras para superar desafios de carga específicos.

O uso da tecnologia de protensão também oferece a capacidade de suportar cargas maiores, vencer grandes vãos com peças de menores dimensões, além de ganhar em peso e resistência. Quando se faz um prédio com bloco estrutural, por exemplo, não se consegue fazer grandes vãos, ou deixar a obra em balanço, o que é facilmente atendido pelo concreto pré-fabricado.

 

 

Como a Pré-vale garante a resistência estrutural em suas obras?

A Pré-vale Pré-fabricados consegue oferecer a resistência estrutural do concreto, por uma série de ações que são adotadas na empresa, como utilizar tecnologias, aditivos e por conta da qualidade do cimento e dos agregados, como controle de umidade, por exemplo, que garantem muito mais durabilidade e resistência.

A resistência do concreto na Pré-vale, é baseada no peso das peças. Toda estrutura é calculada para resistir à sobrecarga de peso que ela tem, mais cargas adicionais (como painéis fotovoltaicos, por exemplo), desde que previstas no projeto. Ou seja, se a obra vai aportar placas solares, ou outros sistemas, a estrutura pré-fabricada pode ser projetada prevendo aquele peso adicional, além do peso próprio de outros elementos e o da cobertura. Clique aqui para entender mais sobre o assunto!

A resistência das obras da Pré-vale é bem precisa e cada peça é controlada por diversos controles. O controle do concreto feito em uma obra convencional, por exemplo, pode ser considerado irrisório. No entanto, na Pré-vale, diversos testes são realizados no laboratório interno para verificação, além de todo o maquinário existente para auxiliar nessa aferição e uma usina, que ajuda na realização do estudo por peso para assegurar a qualidade.

A empresa também tem o corpo de prova, onde tudo é atestado. Como o controle do concreto é muito maior, a resistência é garantida. As peças protendidas, por exemplo, são atestadas antes de soltar a protensão. Para entender melhor, o concreto protendido é caracterizado pela tensão inserida previamente a uma estrutura, onde se alonga os cabos e cordoalhas da armadura de aço por meio de uma ação externa, garantindo esforços de tração permanentes ao aço e maior compressão ao concreto. Por isso a importância da realização do teste.

O tipo de cimento utilizado pela Pré-vale, também possui uma resistência maior se comparado aos utilizados em construções convencionais. A resistência à compressão do concreto é um parâmetro importante, normalmente expresso em megapascals (MPa). Na Pré-vale, esse parâmetro apresenta uma precisão de 40 Mpa nos elementos entregues.

Outro diferencial, é que a empresa utiliza o concreto autoadensável no desenvolvimento de todas as peças. Como eles têm a capacidade de se moldar sozinho, produzem peças lisas e sem defeitos, sem a necessidade de compactação vibratória.

E, para finalizar, os elementos em concreto também são muito resistentes ao fogo, mas, há tecnologias que permitem que eles se tornem um obstáculo à propagação de chamas. O painel corta-fogo, por exemplo, fornecido pela Pré-vale, possui propriedades que mantém a estabilidade, estanqueidade e isolamento térmico no local do incêndio por pelo menos duas horas.

 

O convidamos a ler os demais artigos do blog e conteúdos do site para entender mais sobre o assunto. Caso tenha alguma dúvida, solicite atendimento com a equipe comercial.

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde