Cobertura para obras pré-fabricadas: quais os tipos mais indicados

Cobertura para obras pré-fabricadas: quais os tipos mais indicados
03 de novembro de 2023

A cobertura é parte fundamental em uma construção pré-fabricada. No entanto, para que ela possa ser instalada garantindo segurança, qualidade e alta durabilidade, é necessário ter uma estrutura planejada, com elementos que atendam as características do espaço a ser coberto e que suportem o peso da cobertura escolhida.

Na Pré-vale, essa estrutura de concreto pré-fabricado é projetada com tecnologias e peças que mais se adequem às necessidades de cada obra, como tesouras, terças, vigas protendidas ou estruturas mistas.

Atualmente existem diversas opções de cobertura para obras pré-fabricadas, mas, é essencial que seja escolhido o tipo de telha que melhor atenda o projeto, como: controle de temperatura, iluminação natural, impermeabilidade, durabilidade, facilidade de manuseio e instalação, entre outros.

Neste artigo você vai conhecer os principais elementos utilizados, tipos de cobertura para obra pré-fabricada e vantagens oferecidas. Confira:

 

ELEMENTOS PRÉ-FABRICADOS PARA COBERTURAS

Existem diversos elementos estruturais que compõem uma cobertura. Entre eles estão:

Terças: são um tipo de viga, que exercem a função de travar as vigas tesouras e de servir de suporte para a instalação das telhas.

Vigas tesouras: ficam apoiadas sobre os pilares e estão unidas à parte mais alta do telhado.

Vigas protendidas: as vigas protendidas são conhecidas por sua eficiência e capacidade de vencer grandes vãos com menor quantidade de material. São elementos estruturais utilizados para suportar grandes cargas, já que a protensão oferece maior resistência e capacidade de suporte de cargas.

 

7 TIPOS DE TELHAS PARA OBRAS PRÉ-FABRICADAS

Existem vários tipos de telhas que podem ser utilizados em obras pré-fabricadas, cada uma com suas características e aplicações específicas. Entre os tipos de telhas mais utilizados em construções pré-fabricadas, estão:

 

1. TELHAS ZIPADAS

As telhas zipadas foram desenvolvidas para a cobertura de espaços amplos, proporcionando menor inclinação, elevados níveis de estanqueidade e agilidade na execução.

Elas são produzidas de forma contínua, sem nenhum tipo de emenda longitudinal e sem furos para fixação, melhorando o desempenho contra infiltrações e garantindo melhor impermeabilidade da cobertura.

As telhas zipadas também oferecem a possibilidade de revestimento termoacústico, que proporciona às obras mais eficiência energética com redução de calor no ambiente. Além disso, oferecem: diminuição de ruídos, inibição de fungos, ácaros, mofos e bactérias, e ainda, ajuda para obtenção de certificados ambientais.

 

2. TELHAS METÁLICAS

As telhas metálicas são utilizadas em diferentes projetos, desde estruturas residenciais, até galpões comerciais e industriais e são uma das opções mais resistentes para as coberturas de pré-fabricados.

Para aumentar a durabilidade, elas podem receber tratamentos especiais como a galvanização ou o revestimento com alumínio e zinco.

 

3. TELHAS METÁLICAS ALUZINCO

As telhas metálicas aluzinco são compostas por alumínio, zinco e silício. Popularmente conhecidas como uma opção mais resistente de cobertura, trazem inúmeros outros benefícios às obras pré-fabricadas, como: fácil transporte e instalação, possibilidade de isolamento termoacústico, grande variedade de formatos e beleza estética à estrutura.

 

4. TELHA TERMOACÚSTICA

Também muito utilizada para cobertura, as telhas termoacústicas são compostas por duas chapas metálicas de aço galvanizado no lado externo, e uma interna com isolante composto por Poliestireno Expandido (EPS), conhecido como isopor, ou por poliuretano.

Este tipo de cobertura possui ótimo custo-benefício e é bastante indicado para empreendimentos que buscam por conforto térmico e acústico.

 

5. TELHA TRAPEZOIDAL

Este tipo de cobertura é composto por Poliestireno Expandido (EPS) e oferece benefícios termoacústicos em diversos tipos de empreendimentos.

 

6. TELHAS TRANSLÚCIDAS

São bastante utilizadas para obter um melhor aproveitamento da luz natural para a construção.

 

7. TELHA DE FIBROCIMENTO

São fabricadas com fibras de amianto e cimento, em diferentes modelos, espessuras e tamanhos. Entre as principais características estão a flexibilidade, durabilidade e o fácil manuseio.

Muito utilizada em galpões industriais e comerciais, ela oferece qualidade com preço reduzido, trazendo um ótimo custo-benefício à obra.

→ Lembrando que a escolha do tipo de telha deve levar em consideração diversos fatores, incluindo o clima da região, o estilo arquitetônico, a finalidade da construção, o orçamento disponível e a inclinação do telhado.

 

PRÉ-VALE OFERECE DIVERSAS SOLUÇÕES DE COBERTURA

Pré-vale Pré-fabricados de Concreto oferece os mais variados tipos de cobertura e estrutura, inclusive o de telhas zipadas. Neste tipo em específico, as chapas que formam as telhas possuem tratamento contra corrosão e podem ser fabricadas com grandes extensões.

A Pré-vale fabrica as telhas zipadas in loco, fixando-as diretamente nas estruturas por meio de um sistema diferenciado que elimina a necessidade de perfurações. O material utilizado na fabricação das telhas é fornecido em bobinas e passa pelo processo de perfilação. As telhas apresentam em suas bordas uma elevação que é pressionada e dobrada por uma máquina especial, conhecida como zipadora.

A Pré-vale personaliza as estruturas de acordo com o projeto e desenvolve coberturas para os mais diferentes espaços. Todos os elementos de uma construção pré-fabricada são desenvolvidos pela Pré-vale.

Acesse o site e solicite um orçamento!

 

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde