Cobertura para obras pré-fabricadas: quais os tipos mais indicados

Cobertura para obras pré-fabricadas: quais os tipos mais indicados
19 de agosto de 2021

A cobertura é um dos elementos fundamentais em uma construção pré-fabricada. Atualmente existem diversas opções, mas é essencial que seja escolhido o tipo de telha que atenda às necessidades previstas no projeto, como: controle de temperatura, iluminação natural, impermeabilidade, durabilidade, facilidade de manuseio e instalação, entre outros.

Preparamos um artigo que mostra os principais elementos utilizados, tipos de cobertura para obra pré-fabricada e vantagens oferecidas. Confira:

Elementos das coberturas

Existem diversos elementos estruturais que compõem uma cobertura. Entre eles estão:

Terças: são um tipo de viga, que exercem a função de travar as vigas tesouras e de servir de suporte para a instalação das telhas.

Vigas tesouras: ficam apoiadas sobre os pilares e estão unidas à parte mais alta do telhado.

Tipos de telhas para obras pré-fabricadas

Entre os tipos de telhas mais utilizados em construções pré-fabricadas, estão:

1. Telhas zipadas

As telhas zipadas foram desenvolvidas para a cobertura de espaços amplos, proporcionando menor inclinação, elevados níveis de estanqueidade e agilidade na execução.

Elas são produzidas de forma contínua, sem nenhum tipo de emenda longitudinal e sem furos para fixação, melhorando o desempenho contra infiltrações e garantindo melhor impermeabilidade da cobertura.

As telhas zipadas também oferecem a possibilidade de revestimento acústico e térmico, que proporcionam às obras mais eficiência energética, redução de calor no ambiente, diminuição de ruídos, inibição de fungos, ácaros, mofos e bactérias, e ainda, ajuda para obtenção de certificados ambientais.

2. Telhas metálicas

As telhas metálicas são utilizadas em diferentes projetos, desde estruturas residenciais, até galpões comerciais e industriais e são uma das opções mais resistentes para as coberturas de pré-fabricados.

Para aumentar a durabilidade, elas podem receber tratamentos especiais como a galvanização ou o revestimento com alumínio e zinco.

3. Telhas metálicas aluzinco

As telhas metálicas aluzinco, são compostas por alumínio, zinco e silício, são popularmente conhecidas como uma opção mais resistente de cobertura, e trazem inúmeros outros benefícios às obras pré-fabricadas, como fácil transporte e instalação, possibilidade de isolamento termoacústico, grande variedade de formatos e beleza estética à estrutura.

4. Telha termoacústica

Também muito utilizada para cobertura, as telhas termoacústicas são compostas por duas chapas metálicas de aço galvanizado no lado externo, e uma interna com isolante composto por Poliestireno Expandido (EPS), conhecido como isopor, ou por poliuretano.

Este tipo de cobertura possui ótimo custo-benefício é bastante indicado para empreendimentos que buscam por conforto térmico e acústico.

5. Telha Trapezoidal

 Este tipo de cobertura é composto por Poliestireno Expandido (EPS) e oferece benefícios termoacústicos em diversos tipos de empreendimentos.

6. Telhas translúcidas

São bastante utilizadas para obter um melhor aproveitamento da luz natural para a construção.

7. Telha de fibrocimento

São fabricadas com fibras de amianto e cimento, em diferentes modelos, espessuras e tamanhos. Entre as principais características estão a flexibilidade, durabilidade e o fácil manuseio.

Muito utilizada em galpões industriais e comerciais, ela oferece qualidade com preço reduzido, trazendo um ótimo custo-benefício à obra.

Pré-vale oferece diversas soluções de cobertura

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto oferece os mais variados tipos de cobertura e estrutura, inclusive o de telhas zipadas. Neste tipo em específico, as chapas que formam as telhas possuem tratamento contra corrosão e podem ser fabricadas com grandes extensões.

A Pré-vale fabrica as telhas zipadas in loco, fixando-as diretamente nas estruturas por meio de um sistema diferenciado que elimina a necessidade de perfurações. O material utilizado na fabricação das telhas é fornecido em bobinas e passa pelo processo de perfilação. As telhas apresentam em suas bordas uma elevação que é pressionada e dobrada por uma máquina especial, conhecida como zipadora.

A Pré-vale personaliza as estruturas de acordo com o projeto e desenvolve coberturas para os mais diferentes espaços. Todos os elementos de uma construção pré-fabricada são desenvolvidos pela Pré-vale.

Acesse o site e solicite um orçamento!

 

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde