Pré-fabricado e pré-moldado: entenda a diferença

12 de janeiro de 2024

O pré-fabricado e o pré-moldado em concreto, são métodos construtivos que envolvem a produção de elementos de uma obra fora do local de construção principal, com o objetivo de facilitar e acelerar o processo construtivo. Nos dois formatos, há como produzir as peças antes das etapas de construção da obra, ou, simultaneamente com o andamento.

No entanto, apesar de serem semelhantes, o pré-moldado e o pré-fabricado possuem algumas diferenças fundamentais.

Confira no decorrer deste artigo!

 

O que é pré-moldado de concreto?

O pré-moldado de concreto é uma estrutura feita dentro de uma forma (molde), que pode ou ser produzido em um ambiente controlado, ou até mesmo ser moldado diretamente no canteiro de obras, em um espaço propriamente desenvolvido para isso onde estarão os moldes e todo o equipamento necessário para a produção dos componentes.

 

O que é pré-fabricado de concreto?

Já o pré-fabricado, tem todo seu processo realizado dentro de um parque fabril, com processos industrializados, laboratório e demais instalações permanentes para o controle de qualidade detalhado e alto rigor técnico.

 

Principais diferenças entre pré-moldado e pré-fabricado

 

1. Local de fabricação

Como citado, a principal diferença entre estruturas pré-fabricadas e pré-moldadas, está no local de fabricação. As peças pré-fabricadas são produzidas totalmente fora do local de construção, enquanto as pré-moldadas podem ser fabricadas no próprio local da obra, sem tanta exigência de controle, como testes em laboratórios.

 

2. Flexibilidade de design

Essa distinção de local e formas de fabricação, afeta também o tipo de aplicação em obras. Por exemplo, o pré-moldado é muito mais comum de ser utilizado em edificações menores. Já o pré-fabricado, tem uma larga aplicação em grandes obras, pois oferece muito mais tecnologias e possibilidades de personalização.

Ao combinar a resistência e durabilidade do concreto, com a possibilidade de criar estruturas complexas, os elementos pré-fabricados abrem uma gama de oportunidades para o desenvolvimento de obras modernas.

 

3. Qualidade: avaliação e inspeção

Os pré-moldados são inspecionados individualmente ou em lotes e devem ser produzidos conforme normas da ABNT NBR. O pré-fabricado possui alto rigor técnico e um controle de qualidade mais exigente, que avalia cada fase do processo de fabricação, até a montagem.

Como as estruturas pré-fabricadas são fabricadas em uma unidade fabril, todas as etapas devem seguir as normatizações propostas para o segmento. Os controles são realizados por processos, reforçando a necessidade da rastreabilidade.

→ A Pré-vale possui uma política de manutenção e melhoria contínua da qualidade dos produtos oferecidos. Clique aqui e saiba como a empresa garante a qualidade do concreto!

 

Benefícios das construções pré-fabricadas

  • Menor geração de resíduos;
  • Mais sustentabilidade;
  • Rapidez na construção;
  • Qualidade controlada;
  • Pode ser projetado em uma ampla variedade de formas e tamanhos para atender às necessidades de cada projeto;
  • Através de tecnologias como a protensão, há possibilidade de ampliar a capacidade de armazenamento, oferecer maior altura do pé direito, maiores vãos livres, otimizar a área útil, ampliar espaços já existentes e permitir a melhor ocupação do terreno.

 

A Pré-vale Pré-fabricados é especialista em construções pré-fabricadas e se tornou referência na área. Solicite um orçamento diretamente pelo site, ou entre em contato com a equipe comercial!

Veja Também

Aguarde