Saiba como vencer grandes vãos livres utilizando concreto protendido

Saiba como vencer grandes vãos livres utilizando concreto protendido
16 de setembro de 2022

Com o progresso das tecnologias voltadas à construção civil, as construções pré-fabricadas em concreto têm ganhado destaque, especialmente pelas possibilidades arquitetônicas e velocidade de construção. As soluções de engenharia tornaram-se mais atrativas: houve um incremento no uso de concreto protendido favorecendo as construções com vãos maiores e um impacto positivo quanto a flexibilidade de ocupação e aproveitamento de espaços.

Nesse sentido, os galpões industriais, centros de armazenamento e distribuição, supermercados, shopping centers e grandes centros comerciais, por exemplo, podem contar com vãos maiores, com menor interferências de pilares, e para garantir a funcionalidade da obra, com liberdade de layout e flexibilidade de ocupação.

O sistema protendido protagoniza o cenário da construção industrializada e é amplamente utilizado em edificações de grande porte, trazendo inúmeras vantagens para quem quer agilidade, espaços amplos e com o melhor custo-benefício.

O que é o concreto protendido?

O concreto protendido é formado por um aço de alta resistência, que recebe uma tensão antes de ser utilizado na estrutura final. A protensão traz soluções para obras modernas e proporciona várias possibilidades de execução de projetos arquitetônicos. Como eles formam elementos mais leves, mas com muito mais resistência, as estruturas ficam livres de pilares, ampliando o espaço interno, além de atender a estética estrutural.

Benefícios do concreto protendido

A partir do concreto protendido, são desenvolvidas soluções com estruturas mais modernas e ousadas. Por meio de métodos e materiais de maior resistência e eficiência, é possível alcançar vãos maiores usando seções de peças menores, e reduzir a interferência de pilares, proporcionando espaços mais amplos e funcionais.

O concreto protendido também reduz o peso da estrutura, aumenta a durabilidade dos elementos e permite a criação de peças que suportem grandes esforços de compressão ou tração. 

 

É sempre importante lembrar que cada projeto exige uma necessidade e que é preciso contar com ajuda de profissionais capacitados para garantir a qualidade da obra e rapidez de execução. 

Especializada em estruturas pré-fabricadas, a Pré-vale Pré-moldados de Concreto produz vigas protendidas de seção T e I, com soluções adequadas e eficientes para atender as particularidades e demandas dos mais diversos tipos de empreendimento. Com o uso da tecnologia protendida, a Pré-vale constrói grandes obras com muito mais versatilidade, vantagens econômicas, segurança, velocidade de execução e o melhor custo-benefício!

Se você precisa de soluções para sua obra, entre em contato com a Pré-vale Pré-moldados de Concreto e tenha qualidade garantida!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde