Saiba a importância da análise estrutural para utilização de painéis fotovoltaicos e outras cargas adicionais

Saiba a importância da análise estrutural para utilização de painéis fotovoltaicos e outras cargas adicionais
31 de julho de 2020

Sustentabilidade, economia na fatura de energia e retorno garantido do investimento, estão entre os principais motivos que justificam a crescente demanda por investimentos em energia solar.

No Brasil, a instalação dos painéis fotovoltaicos em telhados tem ganhado espaço no mercado e da mesma forma, há a crescente demanda por outros sistemas que valorizem a infraestrutura do empreendimento, sejam eles relacionados à funcionalidade da obra, segurança ou sustentabilidade. Neste caso, as estruturas pré-fabricadas de concreto podem oferecer mais vantagens.

No entanto, é muito importante lembrar que a obra precisa estar preparada para receber cargas adicionais, já que a inexistência de um estudo estrutural pode causar graves danos ao empreendimento.

Além do peso da estrutura, das telhas e da ação dos ventos, os estudos de engenharia devem levar em conta também, que a construção precisará suportar outras cargas, como as placas do sistema fotovoltaico, eletrocalhas, tubulações de água, refrigeração, entre outros.

É fundamental que sejam avaliados os sistemas necessários durante a concepção do empreendimento, uma vez que será preciso projetar a estrutura para carregamentos maiores aos recomendados por norma.

 

Importância da análise estrutural

A análise estrutural é necessária em qualquer instalação fotovoltaica ou de outra carga adicional. De modo geral, os valores das cargas devem ser verificados caso a caso, conforme as peculiaridades de cada projeto e sistemas a serem instalados.

Em vários deles é necessário a realização de reforços para que a obra suporte a instalação deste peso adicional, mas somente o estudo do projeto vai apontar qual a necessidade.

Esta análise é uma questão de segurança e responsabilidade, uma vez que as peças pré-fabricadas em concreto e as fundações são dimensionadas de acordo com a necessidade apontada no início do projeto.

 

Vantagens de investir em energia solar

A energia solar fotovoltaica é proveniente de uma fonte gratuita, renovável e limpa, que traz vantagens ambientais, econômicas e sociais.

Entre elas podemos citar: economia, sustentabilidade, baixa manutenção, vida útil elevada e valorização do imóvel.

 

Consulte a equipe técnica da Pré-vale

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto está há décadas no mercado e é especialista na fabricação e montagem de estruturas pré-fabricadas. A equipe técnica da empresa planeja cada detalhe da obra, para garantir que a mesma tenha durabilidade, qualidade, e que ofereça segurança.

A Pré-vale já projetou e executou diversas estruturas com cargas adicionais, e possui profissionais habilitados para a realização do dimensionamento.

Se você precisa de soluções em concreto pré-fabricado, consulte a equipe técnica da Pré-vale para maiores informações!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde