Saiba mais sobre os pré-fabricados de concreto e como eles podem melhorar sua obra

Saiba mais sobre os pré-fabricados de concreto e como eles podem melhorar sua obra
24 de fevereiro de 2022

Os elementos pré-fabricados de concreto são produzidos dentro de um parque fabril, em escala industrial. Este tipo de fabricação contribui para a execução mais rápida da obra e traz mais segurança em comparação aos métodos convencionais de construção.

Como essas peças são produzidas fora do canteiro de obras, o local da construção acaba se transformando em uma linha de montagem, que evolui constantemente com a chegada de novos elementos prontos. Isso também proporciona redução de resíduos na obra, além de agilidade, economia e inteligência em todos os processos.

 

O que são pré-fabricados em concreto?

Os pré-fabricados em concreto são peças/elementos que compõem uma obra pré-fabricada. O processo industrial de produção apresenta mais segurança aos trabalhadores, agilidade e qualidade às construções. Além disso, os elementos pré-fabricados proporcionam estruturas com arquitetura diferenciada e oferecem economia, inovação, rapidez e sustentabilidade na execução.

Existem diversas tecnologias que podem melhorar as construções. Conheça algumas delas e saiba como os pré-fabricados de concreto podem melhorar sua obra:

 

1. Mais sustentabilidade para a construção

Muito importante para garantir o futuro do planeta, a sustentabilidade também virou tendência para os negócios. Adotá-la na construção do empreendimento é uma das alternativas eficientes de oferecer vantagens sustentáveis aos consumidores e obter reconhecimento da empresa no mercado por adotar boas práticas socioambientais.

As construções pré-fabricadas em concreto podem auxiliar na adoção de estruturas mais sustentáveis. Por ser um modelo de construção que não gera tanto resíduo, há a otimização no consumo de matéria-prima e a possibilidade de reaproveitamento de materiais do processo de fabricação (sobra de aço, água utilizada, entre outros). A Pré-vale Pré-moldados de Concreto, por exemplo, identificou no Lean Manufacturing (manufatura enxuta) uma oportunidade para melhorar ainda mais os processos e aumentar a produtividade da fábrica através da redução de desperdícios.

A estrutura pré-fabricada também permite a iluminação e ventilação natural de ambientes, que promove mais economia, conforto térmico e maior aproveitamento dos recursos naturais.

2. Layout personalizado e maiores vãos com a protensão

A tecnologia protendida permite a projeção de estruturas mais ousadas, diferenciadas e com layout personalizado. A protensão proporciona redução do peso da estrutura, alta durabilidade e vãos livres maiores com menor interferências de pilares, aumentando a funcionalidade, espaço e versatilidade da obra.

 

3. Tecnologia

Em construções pré-fabricadas, a tecnologia permite projetar estruturas e organizar todas as informações da obra em uma única plataforma. Na Pré-vale além do Lean Manufacturing, há sistemas de gerenciamento administrativo e da produção, que permitem acompanhar o andamento de todas as estruturas, desde o planejamento e controle de produção, até o transporte e montagem.

Os apontamentos são realizados em tempo real através da leitura do código QR Code contido nas peças, trazendo agilidade e eficiência na rastreabilidade das etapas da obra.

 

4. Mais qualidade e durabilidade com concreto autoadensável

O concreto autoadensável tem a capacidade de se moldar sozinho, produzindo peças lisas e sem defeitos. Isso é possível porque ele flui com o próprio peso, preenchendo completamente a fôrma com um material denso e homogêneo, sem a necessidade de compactação vibratória.

 

5. Combinação com diferentes tipos de acabamentos e outros métodos construtivos

Os pré-fabricados em concreto permitem a combinação entre diferentes outros sistemas construtivos, trazendo mais liberdade ao projeto, com a criação de fachadas mais atraentes e interiores aconchegantes. Além disso, há a possibilidade de combinar com diversos tipos de acabamentos (como madeira, vidraçarias e revestimentos) e incluir o paisagismo no projeto, já que o concreto contrasta muito bem com áreas verdes.

 

6. Verticalização de estoques

Em construções pré-fabricadas verticalizadas, há otimização da ocupação de terrenos com áreas úteis menores e possibilidade de projeção da altura do empreendimento conforme a necessidade de utilização. Dessa forma, se amplia a capacidade de armazenamento, com mais facilidade na organização de estoques e movimentação de pessoas e equipamentos.

 

7. Qualidade e economia

Como abordado nos tópicos anteriores, as estruturas trazem mais economia com a redução de desperdícios e sustentabilidade, e possuem tecnologias como o concreto auto adensável que garantem mais qualidade e durabilidade. Mas, além disso, os elementos pré-fabricados passam por uma série de controles de qualidade durante todo o processo de fabricação, garantindo a durabilidade e segurança das estruturas. Quanto à economia, como há redução e dinamismo nas etapas do empreendimento, as despesas com mão de obra também são diminuídas.

 

7. Ótima opção para investidores

As obras pré-fabricada são uma oportunidade de negócio para investidores, já que são construídas mais rápido que as convencionais, garantindo um retorno antecipado do investimento. As estruturas com finalidade comercial, como supermercados, salas comerciais, atacados, shoppings centers e centros de distribuição, podem ter ainda mais vantagens com este tipo de estrutura.

 

Agora você já sabe mais sobre as estruturas pré-fabricadas em concreto. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre este método construtivo e quais as vantagens para o seu negócio, entre em contato com a equipe comercial da Pré-vale! Ou, se preferir, solicite um orçamento diretamente pelo site!

 

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde