Obras pré-fabricadas são ideais para quem procura sustentabilidade

Obras pré-fabricadas são ideais para quem procura sustentabilidade
11 de fevereiro de 2022

A busca por modelos produtivos sustentáveis é uma das maiores necessidades da atualidade. Por isso, muitos empreendedores têm buscado alternativas eficientes na construção de obras, que implementem as boas práticas socioambientais.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a construção civil é responsável por 36% do consumo de energia, 38% de emissões de carbono relacionadas à energia e 50% do consumo de recursos naturais. Por este motivo, é urgente a busca por alternativas que inovem a cadeia produtiva.

A construção industrializada pode ser a solução para essa necessidade. Este é um método construtivo inovador, onde a produção ocorre dentro do parque fabril e a partir de rigorosos controles. Ela tem características significativas que a diferencia das convencionais, como: agilidade, flexibilidade, cronograma assertivo, qualidade e rapidez no retorno do investimento. E dentre tantos benefícios neste modelo de construção, as estruturas pré-fabricadas em concreto podem ainda oferecer melhores desempenhos ambientais.

Continue lendo este artigo e saiba como elas podem oferecer mais sustentabilidade!

 

Aproveitamento de iluminação e ventilação natural

Os aspectos de sustentabilidade são previstos e introduzidos desde a concepção do projeto de construções industrializadas. É possível planejar elementos pré-fabricados para ampliar a utilização de iluminação natural, favorecer as trocas de calor interno do ambiente e proporcionar isolamento térmico e acústico. Espaços mais flexíveis, multifuncionais e luminosos, além de serem muito mais atraentes para investidores, trazem mais cuidado com o meio ambiente e economia ao empreendimento.

 

Redução de custos com a protensão

A industrialização da construção permite diminuir custos e otimizar o uso dos materiais, através da combinação de soluções protendidas e uso de elementos mais resistentes e de desempenho superior, proporcionando mais segurança e maior durabilidade. Obras mais duráveis também são sinônimo de sustentabilidade!

 

Redução de desperdícios e reaproveitamento de resíduos

O fato da produção se dar em instalações industriais é outro aspecto que seguramente proporcionará impactos menores. Em uma unidade fabril é possível implementar fluxos de reaproveitamento da água e ações mais eficazes de redução e reaproveitamento de resíduos.

Quando há resíduos no processo de fabricação, há ainda a possibilidade de reaproveitamento. A Pré-vale Pré-moldados de Concreto, por exemplo, pratica ações sustentáveis diárias com a gestão de resíduos - redução dos materiais de descarte - e o reaproveitamento de materiais, como o poliestireno expandido, onde as sobras são utilizadas para a fabricação de alguns elementos.

Sobre os recursos naturais, a Pré-vale utiliza o mínimo possível de água, tendo consciência na reutilização nos decantadores, que permitem o reuso por diversas vezes dentro do processo fabril e faz a coleta da água da chuva, que gera volumes significativos nos reservatórios todos os meses.

Além de evitar desperdícios durante a produção no parque fabril, como as peças saem prontas para a montagem, não há acúmulo de resíduos no local da obra, resultando em um canteiro de obra mais limpo e com menor impacto ambiental.

Cuidar do meio-ambiente combina em todos os sentidos com o pré-fabricado de concreto, e empresas como a Pré-vale Pré-moldados de Concreto, estão sempre atentas às ações ligadas à sustentabilidade. Isso mostra que além de ser especialista em construções pré-fabricadas, a Pré-vale vai além na preservação ambiental!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde