Certificação LEED: saiba o que é e quais são suas vantagens

Certificação LEED: saiba o que é e quais são suas vantagens
21 de julho de 2021

Há urgência em adotar ações que promovam a recuperação do planeta e uma crescente preocupação da sociedade quanto ao consumo consciente dos recursos naturais. Por este motivo e por questões de responsabilidade social, muitos empreendedores têm buscado por alternativas eficientes na construção de edificações, que ofereçam vantagens sustentáveis, e que ao mesmo tempo, tornem a empresa reconhecida no mercado por adotar boas práticas socioambientais.

A certificação verde LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), é uma das formas destes empreendedores promoverem e estimularem práticas sustentáveis através de construções.

O que é a Certificação LEED?

Criada em 1993 nos Estados Unidos pela U.S. Green Building Council, o LEED é um Sistema Internacional de Certificação para edificações sustentáveis, com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das estruturas.

Atualmente está presente em mais de 160 países e é uma forma de se estabelecer estratégias e padrões para a criação de edifícios sustentáveis.

Para que serve?

O LEED foi desenvolvido para atestar a responsabilidade social de uma empresa, junto da eficiência dos processos produtivos e da redução de impactos ambientais, trazendo vantagens como valorização da construção, melhoria na qualidade de vida do usuário e menores custos de manutenção.

Por que o LEED foi criado?

A certificação foi criada por diversos aspectos, entre eles: reconhecer a liderança ambiental na indústria da construção, definir edifícios verdes, estimular a concorrência verde, sensibilizar a sociedade para os benefícios das construções sustentáveis e transformar o mercado de construção.

Requisitos para conseguir a certificação

O LEED funciona como um sistema de pontuação, onde o sistema de classificação é baseado no atendimento de critérios pré-estabelecidos, relacionados a ações que contribuam na sustentabilidade da edificação. Como são uma série de requisitos analisados, as construções pré-fabricadas em concreto são bastante procuradas por empreendedores, justamente por oferecer sustentabilidade.

Os aspectos sustentáveis são previstos e introduzidos desde a concepção do projeto da estrutura pré-fabricada, já que é possível planejar elementos para ampliar a utilização de iluminação natural, favorecer as trocas de calor interno do ambiente e proporcionar isolamento térmico e acústico.

As construções industrializadas também permitem a diminuição de custos e otimização do uso dos materiais, através da combinação de soluções protendidas e uso de elementos mais resistentes e de desempenho superior, proporcionando maior durabilidade. Como a produção é realizada no parque fabril, é possível também implementar fluxos de reaproveitamento da água e ações mais eficazes de redução e reaproveitamento de resíduos.

Se você procura por uma empresa que ofereça estruturas ecologicamente corretas, a Pré-vale Pré-moldados de Concreto pode te ajudar! A empresa é especialista na área, está há décadas no mercado e oferece soluções em estruturas sustentáveis por adotar ações socioambientais em todo o processo de fabricação.

Entre as principais ações estão a gestão de resíduos, reaproveitamento de materiais e de recursos naturais, além de evitar desperdícios durante a produção no parque fabril.

Solicite um orçamento diretamente pelo site!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde