Sistemas de Iluminação e ventilação natural adotadas na estrutura pré-fabricada trazem benefícios e valor ao empreendimento

15 de janeiro de 2021

Entre os aspectos de versatilidade e sustentabilidade encontrados em estruturas pré-fabricadas, podem ser destacados o conforto térmico e a iluminação natural como fatores fundamentais. A partir de sistemas de ventilação e de iluminação presentes no projeto, há economia com consumo de energia elétrica e maior aproveitamento dos recursos naturais, favorecendo a troca de calor da estrutura e a luminosidade natural.

Para tornar as estruturas ainda mais sustentáveis, a Pré-vale Pré-moldados de Concreto oferece os painéis de ventilação de concreto, que proporcionam a entrada natural de ar dentro dos ambientes. Além deles, também podem ser instaladas as venezianas metálicas ou translúcidas, tanto de forma individual, quanto em conjunto com os painéis.

O uso destes elementos para a entrada de ar, aliado ao de lanternins instalados na cobertura da obra para saída, se torna uma ótima opção para a transferência térmica, já que o ar quente é levado para cima (fora) e o e o ar frio para dentro do galpão. Isso proporciona às estruturas uma ventilação natural permanente, com melhora no conforto térmico e aumento da oxigenação do ambiente.

Uma combinação bastante utilizada com os sistemas de ventilação, é a instalação de telhas translúcidas ou domos. Estes elementos são planejados para disponibilizar ao local instalado a entrada de luz natural no ambiente, favorecendo ainda mais a sustentabilidade.

Conforto dos usuários do empreendimento

Além de todos os benefícios envolvendo a sustentabilidade, a iluminação e ventilação natural promovem o conforto dos usuários que trabalham ou que visitam os empreendimentos.

Tanto que inclusive existem normas da ABNT que regulamentam a necessidade da iluminação adequada em ambientes corporativos, como a NBR 8995/1453, que traz requisitos de iluminação para galpões industriais e estacionamentos, com foco no bem-estar dos funcionários e no desempenho confortável das funções.

Economia

O uso de ventilação e iluminação natural em estruturas, é uma solução que envolve a utilização de mecanismos não esgotáveis para o funcionamento do sistema, sem custos com consumo energético e gerando economia financeira à empresa.

Pré-vale oferece soluções com painéis de ventilação

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto tem décadas de experiência na fabricação e montagem de estruturas pré-fabricadas e oferece projetos personalizados para cada construção. O uso de iluminação e ventilação natural são utilizados na maioria dos projetos construtivos e a empresa fabrica os próprios painéis de ventilação em concreto.

A Pré-vale personaliza a obra de acordo com a necessidade de cada cliente, com estruturas fabricadas a partir de matérias-primas de alta qualidade, com uma grande variedade de tipos de acabamento e dimensões, para manter a beleza e modernidade da construção.

Entre em contato com a equipe comercial ou faça uma cotação diretamente pelo site!

Veja Também

Aguarde