Saiba por que a verticalização de estoque é ideal para seu negócio

Saiba por que a verticalização de estoque é ideal para seu negócio
06 de setembro de 2019

Com o ritmo de crescimento das operações, o segmento logístico busca soluções de armazenamento para otimizar processos, melhorar a organização dos estoques e ampliar a capacidade de guarda de bens.

Com espaços físicos cada vez mais restritos, a densidade de armazenamento cresceu literalmente “para cima”. A verticalização de estoques se tornou essencial para o desenvolvimento de inúmeras empresas e pode ser vista como uma solução para otimizar a ocupação de terrenos menores, ampliando a capacidade de armazenamento e potencializando ao máximo a área útil.

O projeto de um armazém deve ser versátil o suficiente para assegurar as necessidades presentes e a evolução dos negócios. Saiba como o concreto pré-fabricado pode ser essencial no sistema de armazenamento vertical:

Construções pré-fabricadas possibilitam verticalização

Por precisar de estruturas de grandes dimensões e que ao mesmo tempo sejam resistentes e seguras, o método mais utilizado para verticalização de estoques é a construção pré-fabricada de concreto. Neste modelo construtivo, a altura do empreendimento pode ser projetada conforme a necessidade de utilização, ampliando a capacidade que aportaria um modelo convencional de um centro de armazenamento.

Além disso, com o uso do concreto protendido é possível ter grandes vão livres com menor interferência de pilares, flexibilizando a utilização do espaço interno e as áreas de circulação.

Benefícios como qualidade, resistência, sustentabilidade, redução do prazo de entrega da obra, eliminação de desperdícios e cronograma assertivo, também são característicos à industrialização da construção.

Verticalização para sistema de armazenamento de transelevadores para paletes

A verticalização em obras pré-fabricadas também é amplamente utilizada para sistemas automáticos de armazenagem com transelevadores para paletes.

Este método de armazenagem é bastante comum na indústria, em centros de distribuição e nos demais segmentos de mercado. Associada à automação dos transelevadores, a armazenagem vertical prevê estruturas mais elevadas e versáteis, promove aumento da produtividade, redução de custos, tempo e movimentos na operação, diminuição de erros ou desvios nas mercadorias, integração logística a partir da completa visualização dos processos e automação das operações de entrada e saída dos produtos.

Pré-vale é especialista em obras voltadas à verticalização de estoques

Pelo fato da verticalização de estoques sugerir estruturas mais altas e com execução mais complexa, é necessário que as obras sejam projetadas, fabricadas e montadas por empresas especializadas na área, garantindo segurança, qualidade e velocidade de execução.

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto tem décadas de experiência em estruturas pré-fabricadas e já desenvolveu grandes obras voltadas à verticalização de estoques. Um dos exemplos que podem ser citados, é a estrutura entregue para a Injex Indústrias Cirúrgicas Ltda. A empresa investiu em um armazém próprio, que somado à verticalização, resultou em estratégias fundamentais para otimizar processos, reduzir custos e tornar a gestão de estoque mais eficaz.

A decisão da Injex em ampliar a altitude da obra instigou a expansão de armazenamento, multiplicando a capacidade do espaço. Com base no projeto arquitetônico, a Pré-vale potencializou ao máximo a área útil e as necessidades da Injex. Uma das características que mais se destaca nesta construção é a altura. Projetada para comportar o sistema de armazenamento vertical, a obra possui 20 metros de pé direito, em uma área de apenas 3.550 m², totalizando um volume de 62.200 m³. Os vãos livres chegam a 21 metros, favorecendo a distribuição de porta pallets, a movimentação de equipamentos e potencializando ainda mais a área útil.

Para o segmento logístico, a otimização do espaço é um grande desafio e a Pré-vale Pré-moldados de Concreto possui soluções inteligentes e modernas que permitem ampliar a densidade da estocagem. Se você planeja construir, entre em contato com a Pré-vale e conheça as soluções em construções pré-fabricadas!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde