Conheça o Lean Manufacturing: cultura voltada à satisfação do cliente

Conheça o Lean Manufacturing: cultura voltada à satisfação do cliente
16 de agosto de 2019

Você já ouviu falar sobre o Lean Manufacturing? A filosofia Lean é associada à manufatura enxuta e por ser um sistema que traz melhorias no layout, ajuste de espaço físico, redução de desperdícios, economia, qualidade aos produtos e ergonomia para os colaboradores, ele atende às exigências atuais do mercado consumidor.  

O sistema busca entregar um melhor desempenho em todas as áreas de uma organização através da redução de desperdícios e atividades que não agregam valor, obedecendo ao fluxo puxado pelas necessidades do cliente. O consumidor paga pelas coisas que acha que têm valor e é por isso que a filosofia está relacionada ao que ele está disposto a pagar, ou seja, os fatores de produção que não se adequem a esse valor podem ser enxugados na empresa. 

Pensando na satisfação dos clientes e nos benefícios que o sistema proporciona para a empresa, a Pré-vale Pré-moldados de Concreto identificou o Lean Manufacturing como uma excelente ferramenta para aprimorar processos, tornar-se ainda mais eficiente e ampliar a competitividade no mercado. Idealizado em parceria com o Senai, a Pré-vale iniciou 2019 com o projeto de implantação, justamente porque a filosofia Lean se conecta com a política da empresa em diversos aspectos.  

Uma das fases ideais para o sucesso do projeto é treinamento das equipes e a empresa tem executado os planos de ação de maneira colaborativa. De acordo com a coordenadora do projeto, engenheira Anestine A. Jaeger, a implantação dessa filosofia é uma construção. “Estamos preparando a base para construirmos o que se pretende e as pessoas são os agentes dessa mudança cultural. Estamos apostando na capacitação das equipes de trabalho e incentivando os grupos na identificação e articulação de melhorias em seu ambiente de trabalho”. 

Anestine destacou ainda o desenvolvimento do projeto e os resultados obtidos. “Na primeira fase traçamos metas, identificamos oportunidades de melhorias, organizamos e tornamos os ambientes mais funcionais e confortáveis, além de aprimorar nossa gestão visual. A repercussão do projeto é positiva e percebemos movimentações dos colaboradores. A partir do momento que as pessoas entendem sua participação no processo, o fluxo torna-se natural e a aderência aumenta. Estamos bastante otimistas com o que já visualizamos”. 

A implantação desse modelo japonês de fabricação na Pré-vale está voltada à excelência das operações e geração de valor sob a ótica do cliente. Muitas ações sugeridas já são praticadas na empresa, no entanto a ferramenta desenvolverá um padrão de comportamento entre os colaboradores voltado à melhoria contínua de maneira sistêmica e continuada. 

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde