7 curiosidades sobre uma construção pré-fabricada

7 curiosidades sobre uma construção pré-fabricada
30 de setembro de 2021

Uma construção pré-fabricada é desenvolvida a partir de modelos produzidos em escala industrial. Contribuindo para uma obra mais rápida e segura se comparada aos métodos de construção convencionais.

Sobre o ramo de que faz parte, o setor da construção começou em 2021 com expectativa de crescer 4% no ano. Com os desafios decorrentes da pandemia e a continuidade dos aumentos nos custos dos materiais, a previsão foi reduzida para 2,5%, em março. E agora voltou para 4%, o maior crescimento desde 2013.

Só aqui já foram duas informações bem interessantes sobre construção pré-fabricada e o setor em que se encontra. Mas, ainda temos mais 7 curiosidades sobre este modelo de construção para te contar, continue a leitura e descubra todas.

 

1. Construção pré-fabricada possibilita layout personalizado

Através da utilização da tecnologia protendida, dá para projetar estruturas mais ousadas e diferenciadas dos sistemas convencionais de construção.

Com a protensão presente em uma construção pré-fabricada de concreto, é possível ter vãos livres maiores, sem interferências de pilares, o que contribui para maior funcionalidade da obra. 

Além disso, essa tecnologia proporciona estruturas mais duráveis e reduz o peso da estrutura.

 

2. A geração de resíduos é reduzida na obra

Para entender este ponto, basta deixar claro que: uma construção pré-fabricada acontece, em sua maior parte, dentro do parque fabril, com a produção das peças de concreto.

As peças pré-fabricadas, depois de prontas, são transportadas até o local de montagem da obra. Logo, não existe o acúmulo de resíduos no campo de obras, mantendo o espaço que vai receber a estrutura, mais otimizado para a execução do projeto. 

 

3. Agilidade e cumprimento do cronograma de execução

Com um formato de construção civil que transforma o canteiro de obras em uma linha de montagem, a construção pré-fabricada funciona ao passo que as peças chegam prontas na obra, favorecendo uma montagem mais rápida de cada parte da estrutura. 

Devido a essa agilidade na execução, a confiança nos prazos de montagem dos empreendimentos, e o seguimento correto do cronograma de execução são vantagens que se destacam para quem escolhe construir uma estrutura pré-moldada de concreto.

 

4. Obra sustentável

Quando se fala em responsabilidade social, a construção pré-fabricada se firma como um dos melhores exemplos, isso porque:

É um modelo de construção que não gera tanto resíduo e, assim, também consegue oferecer a otimização no consumo de matéria-prima. Logo, os pré-fabricados contribuem para obras mais sustentáveis.

Além disso, mesmo quando é gerado resíduos no processo de fabricação, como sobra de aço e água utilizada nos processos, esses materiais conseguem ser reaproveitados.

E seguindo o caminho da sustentabilidade, chegamos à próxima curiosidade: obra com iluminação e ventilação natural, veja mais no tópico a seguir.

 

5. Possibilidade de iluminação e ventilação natural

Optar por uma construção pré-fabricada é usufruir de diversos benefícios e, quem entra para essa conta é a versatilidade, também a sustentabilidade - vale frisar, e a economia, proporcionadas pelos sistemas de  iluminação e ventilação natural.

Sistemas como estes combinam perfeitamente com obras pré-moldadas, favorecendo conforto térmico, visual e, de quebra, economia com consumo de energia elétrica e maior aproveitamento dos recursos naturais.

 

6. Sem desperdícios e sem acréscimos financeiros não planejados

Outra curiosidade, que talvez você não saiba sobre construção pré-fabricada, é que diferente das construções civis convencionais, depois de aprovado um projeto pelo cliente, o preço orçado e a quantia de materiais, será a acordada no momento do fechamento do negócio, sem custos adicionais posteriores, sem desvios de compras ou desperdício de material. 

Ou seja, com o planejamento adequado, sabe-se exatamente o valor de cada estrutura, diminuindo as chances de imprevistos financeiros.

 

7. Garantia do retorno de investimento (antes mesmo do que você imagina)

Construção pré-fabricada para investidores é um ótimo negócio. Ou seja, obras pré-moldadas são uma oportunidade de negócio. Explico:

Uma vez que as obras pré-fabricadas são construídas mais rápido que as convencionais, é possível ter um retorno antecipado do investimento. 

Exemplo disso, são as estruturas com finalidade comercial, como supermercados, salas comerciais, atacados, shoppings centers e centros de distribuição.

 

Resumindo: Qualidade e custo-benefício são pontos-chave em uma construção pré-fabricada

Com as curiosidades destacadas, fica claro que a agilidade e inteligência dos processos empregados em uma construção pré-fabricada favorecem um projeto com qualidade inquestionável e vários benefícios, que variam entre prazos mais atrativos e formas de economizar.

Tenha em mente que, ao investir em estruturas pré-fabricadas, o investimento é revertido em obras muito mais sustentáveis e competitivas, se comparadas aos sistemas convencionais. 

Exemplo sólido disso, é quanto ao uso de concreto auto adensável, que é mais resistente e tem a capacidade de se moldar sozinho, produzindo peças lisas e sem defeitos.  Além disso, inúmeros controles de qualidade são seguidos, garantindo a durabilidade e segurança das estruturas.

Agora, quer ver todas estas vantagens e diferenciais na prática? Clique aqui e solicite um orçamento.

 

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde