Obras pré-fabricadas são o presente e o futuro da construção civil

Obras pré-fabricadas são o presente e o futuro da construção civil
05 de outubro de 2022

Com o crescimento registrado nos últimos anos no setor da construção civil, algumas tendências acabaram se tornando comuns e passaram a estar cada vez mais presentes no dia a dia do setor, especialmente no que se trata de soluções idealizadas para otimizar o tempo de desenvolvimento e execução de obras.

Nesse contexto, as construções industrializadas em concreto pré-fabricado, têm sido uma das mais procuradas, por conseguirem atender a esta demanda e proporcionar diversos outros benefícios fundamentais em uma edificação, como qualidade, segurança, sustentabilidade, flexibilidade e alta durabilidade.

Seguindo esta tendência, se as projeções de crescimento na construção civil forem assertivas, a construção pré-fabricada de concreto não somente será a solução do presente, como também a do futuro no setor.

Continue lendo este artigo e descubra os motivos!

Construções pré-fabricadas: presente e futuro da construção civil

As construções industrializadas têm implantado um fluxo de trabalho ainda mais dinâmico, rápido, integrado e planejado para atender às exigências dos clientes quanto aos prazos de fabricação.

As estruturas de concreto pré-fabricado garantem essa velocidade de execução das obras por terem os elementos produzidos em escala industrial dentro do parque fabril, chegando prontas para montagem ao local da obra. Isso promove o cumprimento de cronograma e reduz o tempo para a conclusão da obra.

O pré-fabricado também permite a combinação com outros sistemas construtivos e diferentes tipos de acabamentos, além da possibilidade de criar layouts diferenciados através do concreto protendido, obtendo maiores vãos e pés-direitos altos.

Sustentabilidade e promoção do ESG

A sustentabilidade tem sido fonte de discussão em todo mundo. Afinal, ela é a base para garantirmos um futuro mais durável e saudável ao planeta. Por conta disso, muitas empresas estão se adequando e adotando aspectos sustentáveis, tanto para acompanhar o movimento global e se manterem competitivos no mercado, quanto buscando realmente uma conscientização concreta e movida por ações práticas.

Na construção civil não tem sido diferente. Muitos empreendedores têm buscado alternativas eficientes que ofereçam vantagens sustentáveis às edificações, e que ao mesmo tempo, tornem a empresa reconhecida no mercado por adotar boas práticas socioambientais.

Neste caso, as construções pré-fabricadas unem diversos quesitos de cuidado ambiental, englobando inclusive, aspectos que estão entre os objetivos do ESG (Environmental, Social and Governance) e de certificações verdes para edificações.

Isso porque o fato da produção se dar em instalações industriais, proporciona impactos menores à natureza, já que além de evitar desperdícios no parque fabril, não há acúmulo de resíduos no local da obra. Além disso, é possível planejar elementos pré-fabricados para ampliar a utilização de iluminação natural na obra, favorecer as trocas de calor interno do ambiente e proporcionar isolamento térmico e acústico.

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto, por exemplo, adota ações sustentáveis diárias com a gestão de resíduos, economia de energia elétrica, reaproveitamento de água para uso em decantadores, coleta e uso da água da chuva, além da reciclagem do poliestireno expandido (EPS), onde as sobras são utilizadas para a fabricação de alguns elementos.

Além do cuidado ambiental, a empresa investe constantemente em qualidade, inovação, tecnologia e capacitação de mão-de-obra. Tanto que é especialista na fabricação de construções pré-fabricadas e desenvolve soluções construtivas para as mais diversas necessidades, sejam empreendimentos logísticos simples, ou edificações que exijam uma soma de soluções inteligentes, como vãos maiores, verticalização de estoques e flexibilidade em layouts. Entre em contato para saber mais ou solicite um orçamento diretamente pelo site!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde