Pré-moldado de concreto x estrutura metálica: qual a melhor escolha

Pré-moldado de concreto x estrutura metálica: qual a melhor escolha
05 de agosto de 2021

Uma dúvida comum, que gera um debate bastante válido, diz respeito à escolha entre o pré-moldado de concreto e as estruturas metálicas na construção civil. Neste conteúdo, vamos apresentar os principais pontos, diferenças e vantagens de cada uma das duas opções.

Se você está pensando em construir, mas não sabe qual a melhor escolha para o seu projeto, continue a leitura para descobrir.

Conforto térmico

No fator temperatura, o pré-moldado de concreto sai na frente. Isso porque:

  • Estrutura Metálica: Trata-se de uma material com bastante oscilação de temperatura, devido à dilatação dos materiais. Esse tipo de estrutura não retém a temperatura.
  • Estrutura pré-fabricada de concreto: É capaz de reter o calor no ambiente interno quando está frio, assim como consegue impedir a entrada do calor quando em temperaturas mais altas. Logo, garante bastante conforto térmico das edificações.

Vãos maiores e flexibilidade de layout

A competição é acirrada entre concreto e metal quando se fala em otimização de espaço através de construções pré-fabricadas.

Para a construção de galpões industriais, centros de armazenamento e distribuição, supermercados, shopping centers e grandes centros comerciais, por exemplo, faz-se necessário vãos maiores, sem interferências de pilares, para garantir a funcionalidade da obra.

E para isso, ambas as estruturas se saem muito bem. Apesar das estruturas metálicas já conseguirem o feito a mais tempo do que as de concreto, nos últimos anos, houve melhorias no uso de concreto protendido, favorecendo as construções com vãos maiores e um impacto positivo quanto à flexibilidade de ocupação e aproveitamento de espaços.

Peso

Há quem acredite que por serem mais leves, as estruturas metálicas são mais vantajosas na fundação. No entanto, pense que quanto mais leve o material da estrutura, mais esforços serão necessários para mantê-la em pé e firme, como deve ser.

Em contrapartida, neste ponto o pré-fabricado consegue maior estabilidade na fundação. Mantendo a edificação firme já a partir desta fase, sem precisar de medidas corretivas futuramente, a fim de garantir a segurança  da armadura.

Também, o pré-moldado de concreto configura-se através de elementos estruturais que adquirem determinado grau de resistência antes mesmo de serem colocados definitivamente na construção.

Sem esquecer que o uso do concreto protendido em estruturas pré-moldadas ainda reduz o peso da estrutura e aumenta a durabilidade dos elementos.

O barulho

Uma estrutura com barulhos, estalos e ruídos por mais firme e de qualidade que seja, traz um certo incômodo na usabilidade do espaço. E, apesar de este não ser um fator decisivo na escolha para muitas pessoas, é válido citar isso em relação aos pontos positivos e negativos das estruturas de concreto e metálicas. 

Sendo assim, uma estrutura pré-produzida de metal, se não for devidamente bem forrada, fará muito barulho. Enquanto uma estrutura pré-fabricada de concreto minimiza esse aspecto, uma vez que as paredes são mais grossas e o material ajuda na redução dos ruídos. 

Resistência

Ambas as estruturas são resistentes. O que muda é o processo para chegar nessa resistência. Para avaliar este quesito, na verdade é preciso considerar tempo e valores.

Porque se o tempo de execução puder ser um pouco mais longo, as estruturas de concreto são a opção mais econômica. Garantindo resistência total da edificação, por um preço mais atrativo se comparada à estrutura metálica.

Custo-benefício

Falando em economizar...

Valores, está aí um fator importantíssimo na hora de construir. Por este motivo, vamos direto ao ponto para deixar claro que, o concreto quando utilizado nas construções pré-fabricadas, oferece menor índice de manutenção. Logo, proporciona maior custo-benefício a longo prazo para um projeto

Mão de obra

A disponibilidade de mão de obra influencia muito no valor da construção. Nesse caso, existe uma dificuldade maior de encontrar mão de obra de qualidade para estrutura metálica do que para pré-moldados de concreto.

Ou seja, considerando mão de obra de qualidade e preço mais atrativo, estruturas pré-fabricadas de concreto são a melhor opção.

No que diz respeito ao prazo

Para que o custo-benefício seja realmente válido em uma obra, o tempo precisa ser muito bem aproveitado. Neste quesito, estruturas metálicas conseguem trabalhar com prazos menores em comparação com estruturas de concreto, em especial por este último precisar de um tempo para o processo de cura.

No entanto, o pré-fabricado de concreto se sobressai na relação de tempo e dinheiro, porque ele é mais barato que a estrutura metálica. Além de que, o prazo menor da estrutura metálica, reflete em um maior desembolso financeiro.

O veredito final: Pré-moldado de concreto ou estrutura metálica?

É necessário considerar qual o seu objetivo, orçamento e necessidades, para ser possível designar a melhor solução. Por este motivo, desenvolvemos este material com pontos importantes, assim você consegue comparar o que você precisa, com qual opção atende melhor o seu projeto. 

Vale a conclusão: Como visto neste conteúdo, o pré-moldado de concreto apresenta vantagem em quase todos os fatores relevantes de uma obra. Além disso, por mais que a estrutura metálica seja popular no mercado e vantajosa em certos aspectos, a estrutura de concreto tem se equiparado cada vez mais e, até superando-a.

Não apenas, quando falamos em pré-fabricado de concreto, é impossível não mencionar suas várias outras vantagens. Clique no link a seguir e conheça as principais: 10 Coisas que você precisa saber sobre construções pré-fabricadas.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco e aproveite para fazer um orçamento para o seu projeto.

 

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde