10 coisas que você precisa saber sobre construções pré-fabricadas

10 coisas que você precisa saber sobre construções pré-fabricadas
17 de julho de 2019

O setor da construção civil registrou um grande crescimento em 2020, e para 2021, a projeção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) é otimista e prevê um avanço de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) do segmento, consolidando a maior expansão desde 2013.

Além das boas estimativas, este ramo tem se mostrado cada vez mais exigente e mais ousado em relação aos projetos. Além de uma arquitetura diferenciada, a procura por qualidade, economia, inovação, rapidez e sustentabilidade na execução das estruturas, faz parte dessa exigência.

Por todos estes motivos, as estruturas pré-fabricadas têm ganhado espaço no mercado, já que evoluíram muito do ponto de vista técnico e estético. Realizado fora do canteiro de obras, o processo apresenta mais segurança aos trabalhadores, agilidade e qualidade - quando seguido os controles – se comparado às estruturas realizadas no local da obra, como as convencionais.

Separamos 10 coisas que você precisa saber sobre os pré-fabricados de concreto:

 

1 – O que é estrutura pré-fabricada?

As obras pré-fabricadas são construídas a partir de modelos produzidos em escala industrial. A construção dessas estruturas é feita de maneira mais rápida e segura se comparada aos métodos de construção convencionais.

 

2 - Redução da geração de resíduos

As peças pré-fabricadas são produzidas dentro do parque fabril e somente saem da fábrica no momento do transporte, quando já estão prontas, evitando assim o acúmulo de resíduos no local que vai receber a estrutura.

 

3 – Maior sustentabilidade à obra

Os pré-fabricados têm tido destaque no quesito de responsabilidade ambiental. Este tipo de obra é mais sustentável que a convencional, por não gerar tanto resíduo e oferecer a otimização no consumo de matéria-prima. Mesmo quando há resíduos no processo de fabricação, como sobra de aço e água do processo, esse material consegue ser reaproveitado.

 

4 -Obra sem desperdício e risco de acréscimo financeiro

Ao realizar um projeto de pré-fabricado, tudo que é planejado, desde a fabricação das peças até a montagem da estrutura. Portanto, diferente das construções civis convencionais, depois de aprovado um projeto pelo cliente, o preço orçado e a quantia de materiais, será a acordada no momento do fechamento do negócio, sem custos adicionais posteriores, sem desvios de compras ou desperdício de material. Com o planejamento adequado, sabe-se exatamente o valor de cada estrutura, diminuindo as chances de imprevistos financeiros.

 

5 – Rapidez e cumprimento do cronograma de execução

Como as peças chegam no local da obra prontas, é possível montar rapidamente cada parte da estrutura. Além disso, por ter essa rapidez de execução, é possível ter mais confiança nos prazos de montagem dos empreendimentos, respeitando o cronograma de execução.

 

6- Retorno antecipado do investimento

Como as obras pré-fabricadas são construídas mais rápido que as convencionais, as empresas têm um retorno antecipado do investimento. Pode se citar como exemplo as estruturas para o ramo comercial, como supermercados, salas comerciais, atacados, shoppings centers e centros de distribuição.

 

7 - Layout ousado

Com o uso da tecnologia protendida, é possível projetar estruturas mais ousadas e diferenciadas do que nos sistemas de construção convencional. Com a protensão se torna possível ter vãos livres maiores, sem interferências de pilares para garantir a funcionalidade da obra. Essa tecnologia proporciona estruturas mais duráveis, além de reduzir o peso da estrutura.

 

8 – Economia

Como o concreto pré-fabricado elimina e agiliza processos da construção, acaba se economizando na compra de outros materiais. Além disso, por reduzir e dinamizar as etapas do empreendimento, as despesas com mão de obra também são diminuídas.

 

9 – Iluminação e ventilação natural

Entre os aspectos de versatilidade e sustentabilidade encontrados em estruturas pré-fabricadas, podem ser destacados também o conforto térmico e a iluminação natural como fatores fundamentais. A partir de sistemas de ventilação e de iluminação presentes no projeto, há economia com consumo de energia elétrica e maior aproveitamento dos recursos naturais.

 

10 – Qualidade

A partir do momento que se investe em estruturas pré-fabricadas, o investimento é revertido em obras muito mais sustentáveis e competitivas, se comparadas aos sistemas convencionais. Um exemplo que pode ser citado e que evidencia a qualidade, é o uso de concreto auto adensável, que é mais resistente e que tem a capacidade de se moldar sozinho, produzindo peças lisas e sem defeitos.  Além disso, inúmeros controles de qualidade são seguidos, garantindo a durabilidade e segurança das estruturas.

 

Portanto, ao adquirir estruturas de empresas com boa procedência, o cliente não vai precisar se preocupar com a integridade e resistência da estrutura. Além disso, as estruturas de concreto pré-fabricado são uma excelente opção no ramo da construção civil.

Se você precisa de soluções em estruturas, a Pré-vale Pré-moldados de Concreto pode te ajudar! A empresa possui décadas de experiência na fabricação e montagem de estruturas pré-fabricadas e oferece projetos personalizados para cada construção.

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde