Como os pré-fabricados contribuem na promoção do ESG

16 de junho de 2023

A construção civil desempenha um papel crucial na sociedade, moldando o ambiente em que vivemos. No entanto, o setor também é responsável por uma quantidade significativa de geração de resíduos e consumo de recursos naturais, ocasionando impactos ambientais. Nesse contexto, a indústria de pré-fabricados em concreto tem desempenhado um papel fundamental no setor, na busca pela sustentabilidade e cuidado ambiental.

Com processos eficientes e industrializados, o modo de produção e execução de obras atua diretamente na redução de resíduos e desperdícios de materiais, além de contribuir de outras formas com a sustentabilidade das edificações e atender aos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance).

Continue lendo este artigo e saiba como elas combinam cuidado ambiental, com eficiência, qualidade e durabilidade!

 

Como a construção pré-fabricada contribui na promoção do ESG

O conceito de sustentabilidade na construção civil, significa garantir que antes, durante e após as construções, sejam adotadas ações que reduzam os impactos ao meio ambiente. O pré-fabricado em concreto, além de oferecer qualidade, segurança, flexibilidade e outros benefícios, promove esse cuidado sustentável, englobando todas as etapas do empreendimento, inclusive, após a instalação. Entenda melhor:

• As peças são produzidas em escala industrial (dentro do parque fabril), através de processos controlados e seguindo rigorosos controles. Dessa forma, chegam prontas para montagem ao local da obra. Isso por si só já promove uma série de benefícios ao meio ambiente, como: redução de desperdícios, organização e limpeza no canteiro de obras, redução de resíduos, além da possibilidade de reaproveitamento de materiais, como água e EPS – Poliestireno Expandido.

• Outro fator muito importante, é que também é possível planejar elementos pré-fabricados para ampliar a utilização de iluminação natural na obra, favorecer as trocas de calor interno do ambiente e proporcionar isolamento térmico e acústico, garantindo eficiência energética. Ou seja, mesmo depois de pronto, o empreendimento ainda estará contribuindo com a preservação da natureza.

 

Como a Pré-vale adota a sustentabilidade em seus processos?

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto adota o ESG em diferentes aspectos. Esse atendimento às boas práticas inicia já na governança responsável, na valorização e no cuidado das pessoas, na capacitação dos colaboradores, como também, nas inúmeras ações sociais realizadas.

São inúmeros exemplos de ações sustentáveis diárias, mas voltando à questão ambiental, pode-se citar a gestão de resíduos, geração de energia limpa através de placas solares, reaproveitamento de água para uso em decantadores, coleta e uso da água da chuva, além da reciclagem do poliestireno expandido (EPS), onde as sobras são utilizadas para a fabricação de alguns elementos.

A Pré-vale é uma empresa especialista no ramo de pré-fabricados de concreto e investe constantemente em qualidade, inovação, tecnologia e responsabilidade socioambiental.

Entre em contato com a equipe comercial para saber mais sobre a gestão estratégica e práticas sustentáveis. Aproveite e confira os demais artigos do blog, confira as obras já executadas que estão disponíveis no site e informações relevantes sobre a empresa e o setor!

Veja Também

Aguarde