Investimento em galpões pré-fabricados para condomínios logísticos: maior rentabilidade com locação

Investimento em galpões pré-fabricados para condomínios logísticos: maior rentabilidade com locação
19 de janeiro de 2022

Os condomínios logísticos têm chamado a atenção de investidores para aplicação de capital. Atualmente, uma quantidade significativa de condomínios logísticos tem se espalhado pelo Brasil, para atender às novas demandas e necessidades de empresas, que estão à procura soluções práticas e com baixo custo para as operações.

O objetivo deste modelo de serviços, é de contornar gargalos logísticos ao oferecer imóveis prontos para receber as demandas imediatas dos clientes e seguir os mais altos padrões de mercado através de contratos de locação.

Além de disponibilizar áreas muito mais modernas, com baixo custo de ocupação, segurança e localização estratégica, é importante que o investidor considere as projeções do cenário econômico e os segmentos em ascensão. Oferecer áreas flexíveis, adaptadas às necessidades de cada negócio e com a possibilidade de expansões sem mudar a sua localização é fundamental para aumentar a velocidade de absorção do empreendimento.

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre esta área de negócio e quais as vantagens de investir em galpões pré-fabricados para condomínios logísticos!

O que é condomínio logístico?

O condomínio logístico é composto de uma área fechada, com infraestrutura de serviços compartilhados e com objetivo de oferecer armazenagem e operação logística para várias empresas em um mesmo local.

Geralmente são construídos em locais estratégicos (perto de rodovias) evitando o tráfego de veículos grandes em zonas urbanas e facilitando o escoamento de mercadorias e produtos.

Eles são uma forma de armazenar os produtos de uma empresa fora do ambiente da fábrica ou filiais, otimizando assim as operações e o transporte. A estrutura conta com espaços sob medida para os clientes, com toda a infraestrutura disponível.

Os condomínios logísticos podem ser divididos em duas categorias: flexível e monousuário. Confira:

Condomínio logístico flexível permite mais versatilidade

Os condomínios logísticos flexíveis, também conhecidos como “flex”, são galpões padronizados que podem ser utilizados por uma, ou por várias empresas. São construídos em uma estrutura mais flexível para atender diferentes demandas. Esta é a opção mais versátil e é estruturada por galpões modulares, capazes de se moldar às necessidades dos clientes.

Os condomínios logísticos do tipo flex podem ser utilizados individualmente ou de forma agrupada.

Condomínio logístico monousuário

Já os condomínios logísticos monousuários, são galpões individuais que atendem um único cliente. Geralmente são construções realizadas sob encomenda (built-to-suit), e possuem características específicas para suprir as necessidades de produção e logística do cliente. Este tipo de construção personaliza o imóvel para a área de atividade do cliente, o que deixa a estrutura menos abrangente para o mercado, quando estiver vaga.

Esta construção de empreendimentos sob medida, adequando a obra aos padrões da área de serviços, tamanho da estrutura e de estoque da empresa, é bastante utilizada e pode resultar em um retorno vitalício de aluguel ao investidor.

Por que investir em condomínio logístico para locação?

Como os condomínios logísticos têm o objetivo de fornecer a armazenagem e operação logística personalizada às empresas, para o locatário se torna muito mais vantajoso optar pela locação, que pensar em construir um galpão próprio. Por este motivo, é cada vez maior a procura por espaços sob medida para o armazenamento de produtos, garantindo assim maiores possibilidades de fechar contratos de locação.

Se a estrutura for bem planejada, tiver localização privilegiada e oferecer infraestrutura completa às empresas locatárias, investir na construção de galpões para este fim pode trazer alta lucratividade e retorno rápido do investimento, caso sejam utilizadas construções industrializadas.

Vantagens para investidores em optar por estruturas pré-fabricadas em condomínios logísticos

A construção de condomínios logísticos pré-fabricados é uma ótima alternativa para investidores, já que o sistema construtivo atende amplamente as características técnicas baseadas em cada utilização, proporciona baixo investimento inicial e flexibilidade e versatilidade aos clientes, com adaptação das áreas de acordo com as necessidades de cada negócio.

Os galpões mais valorizados para armazenamento, por exemplo, são os que possuem maior pé-direito e grandes vãos livres. As modulações precisam adequar-se as estruturas porta-paletes e a tecnologia em concreto protendido é uma excelente alternativa para atender esses critérios. A capacidade de resistência do piso também é muito observada.

Para transportadoras, um galpão pré-fabricado adequado ao sistema cross-docking ou apenas com uma quantidade maior de docas impacta no fluxo de materiais e reduz drasticamente o tempo que os produtos permanecem estocados.

Existem ainda outras características que valorizam um condomínio, como: amplo pátio de manobras, área para estacionamento, sistema de segurança e combate a incêndio, refeitório, salas de reuniões e outros espaços coletivos que somam às vantagens de utilização do espaço e otimizam os negócios.

Ainda em relação às estruturas pré-fabricadas em concreto, existem diversas vantagens se comparadas com construções convencionais. Podemos citar o cronograma rápido, já que como todos os processos do pré-fabricado são planejados, depois de aprovado um projeto, o preço acordado no momento do fechamento do negócio não terá custos adicionais posteriores. Há também um cronograma assertivo de produção, que indica o tempo aproximado que a estrutura poderá ser entregue, evitando erros e atrasos no prazo de execução.

Essas características proporcionam ainda um retorno antecipado do capital investido. Em condomínios logísticos, quanto antes a obra estiver pronta, antes a empresa poderá lucrar com o aluguel.

  • Saiba mais sobre as vantagens de investir em galpões pré-fabricados para alugar clicando aqui!

 

Pré-vale Pré-moldados de Concreto é especialista na área

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto está há décadas no mercado, oferecendo as melhores soluções em estruturas pré-fabricadas.

A partir da necessidade e projeto de cada cliente, a Pré-vale viabiliza um projeto estrutural que atenda todas as funcionalidades. Entender o tipo de atividade é fundamental para definir algumas variáveis da obra, no entanto, é possível prever diferentes tipos de uso quando não se sabe quem irá ocupá-la, oferendo soluções adequadas para empreendimentos destinados à locação.

A compatibilização de projetos realizada pela Pré-vale viabiliza o máximo de aproveitamento do espaço e suas funcionalidades. As estruturas são executadas dentro de um sistema construtivo que engloba qualidade, segurança, velocidade e muita versatilidade.

Se você precisa de uma empresa responsável e especialista para a construção do seu condomínio logístico, entre em contato com a Pré-vale Pré-moldados de Concreto e conheça as soluções!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde