Diretor da Pré-vale visita Ozinga, uma das maiores empresas de soluções em concreto dos Estados Unidos e Canadá

Diretor da Pré-vale visita Ozinga, uma das maiores empresas de soluções em concreto dos Estados Unidos e Canadá
09 de fevereiro de 2024

Em viagem aos Estados Unidos, o diretor geral da Pré-vale Pré-fabricados, Gilmar Jaeger, realizou uma visita técnica em uma das unidades fabris da empresa Ozinga, localizada em Miami, na Flórida, considerada uma das maiores empresas de soluções em concreto dos Estados Unidos e do Canadá. O intuito da visita, foi de conhecer o processo e a eficácia da utilização do CO2 no traço de concreto, onde atualmente na Ozinga, é utilizada em 60% das unidades da empresa. 

Desde 2023, a Pré-vale está em implementação desta tecnologia na planta fabril e vem buscando conhecer o funcionamento desse processo. Desenvolvida no Canadá, a empresa responsável por esse processo na Pré-vale será a CarbonCure, ela está presente em grandes empresas ao redor do mundo e sua tecnologia ao ser aplicada no traço de concreto, transforma-o em mineral sólido.

Na Pré-vale, ações sustentáveis são levadas a sério e adotadas diariamente nos processos produtivos. A empresa prioriza o equilíbrio entre os recursos naturais e a cadeia de produção e promove constantes melhorias para prever produtos e métodos mais sustentáveis. Investir na CarbonCure será o próximo passo em prol do cuidado ambiental.

 

Tecnologia CarbonCure promete mais sustentabilidade

De acordo com a Global Cement and Concrete Association (GCCA), a construção representa 13% do PIB mundial e o cimento é o material mais consumido no mundo, cerca de 150 toneladas por segundo. Ainda segundo a GCCA, a produção desse cimento gera cerca de 7% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), se tornando o terceiro maior emissor de gases do efeito estufa.  Já segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a construção civil mundial é responsável por 39% da emissão.

Para reduzir significativamente esses índices e proporcionar mais sustentabilidade nas operações, foi desenvolvido um sistema exclusivo de descarbonização no concreto, que promete reduzir até 500 milhões de toneladas de emissões de COpor ano.

A descarbonização no concreto se refere à redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) durante o processo de produção do concreto, bem como o uso de materiais mais sustentáveis e de baixo impacto ambiental na sua fabricação.

 

Como funciona a descarbonização no concreto

Para reduzir a emissão de CO2 na produção do cimento, uma das soluções mais atuais e eficientes, é a utilização do CO2 pressurizado, aumentando o desempenho e que pode substituir parte do cimento utilizado na produção do concreto. Além disso, a utilização de técnicas de produção mais eficientes e a reciclagem de água podem ajudar a reduzir o impacto ambiental do processo produtivo.

Outra abordagem para a descarbonização no concreto, é a utilização de concreto de baixa emissão de carbono, que é produzido com a utilização de materiais e tecnologias de produção mais sustentáveis. Isso pode incluir a utilização de cimentos com menor teor de clínquer, a utilização de agregados reciclados, a utilização de aditivos que reduzem a emissão de CO2 e a utilização de técnicas de produção mais eficientes.

Em resumo, a descarbonização no concreto é um tema importante na busca por soluções sustentáveis na construção civil, e envolve a utilização de materiais e tecnologias mais sustentáveis na produção do concreto, bem como a adoção de práticas de produção mais eficientes e com menor impacto ambiental.

Estudos realizados com o sistema mostraram que 12 a 15 quilos de CO2 podem ser retirados da atmosfera, a cada metro cúbico de concreto produzido. A missão da CarbonCure, é reduzir anualmente 500 milhões de toneladas de emissões de CO2, o que equivale a tirar 100 milhões de carros das estradas.

 

Sobre a Ozinga

A Ozinga desenvolve uma linha de produtos de concreto pronto, agregados reciclados e produtos cimentícios de alto desempenho, que auxiliam na redução do impacto do carbono do concreto na construção e na infraestrutura. Os produtos e soluções foram projetados e testados para reduzir as emissões de carbono, prevendo a resistência e o desempenho do concreto.

É uma empresa americana de propriedade familiar de quinta geração, que atua no país desde 1928. Atualmente, fornecendo soluções de concreto, materiais a granel e energia para o Canadá e EUA, além de serviços de transporte por meio de uma extensa rede de terminais de caminhões, trens, barcos e navios.

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde