Uso racional de recursos materiais e naturais são prioridades na produção das obras na Pré-vale

Uso racional de recursos materiais e naturais são prioridades na produção das obras na Pré-vale
04 de novembro de 2022

A estratégia de negócios da Pré-vale busca a valorização e bem-estar das pessoas e o equilíbrio entre os recursos naturais e a cadeia de produção.
Sempre preocupada em ações ambientais, a empresa investe constantemente em meios que promovam o cuidado com a natureza e a promoção do ESG (Environmental, Social and Governance).
A empresa promove constantes melhorias no processo produtivo, fazendo com que ele se torne cada vez mais eficiente e inteligente, para minimizar os impactos da atividade e prever produtos e processos mais autossustentáveis. Como possui um sistema industrializado de construção, os métodos adotados trazem danos minimizados à natureza, com pouca geração de resíduos no parque fabril e no canteiro de obras, trazendo espaços limpos e organizados.
Continue lendo este artigo e conheça algumas das ações socioambientais adotadas pela Pré-vale!

1. Controle de resíduos sólidos

A Pré-vale contém um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que orienta quanto ao controle, segregação, armazenamento e destino dos resíduos industriais. Os materiais são separados e armazenados temporariamente nas centrais de resíduos da unidade fabril, até que empresas especializadas e licenciadas façam a coleta, transporte e tratamento adequados.
Todos os anos essa iniciativa traz ótimos resultados. Em 2021, por exemplo, houve redução de 52,43% da geração de resíduos de concreto. 

2. Uso racional da água

A empresa também racionaliza o consumo de água no parque fabril e realiza a captação da água da chuva, que é armazenada para abastecer a produção. 

A Pré-vale possui sistemas de reúso implantados na fábrica e por meio de um circuito fechado, a água residual da lavação de utensílios e caminhões betoneiras é submetida ao processo de decantação para melhorar a qualidade e ser reutilizada. 

3. Reciclagem de Poliestireno Expandido (EPS)

A reciclagem do resíduo de Poliestireno Expandido (EPS) também é um diferencial da Pré-vale. O resíduo é gerado em uma das etapas da cadeia produtiva das estruturas pré-fabricadas e todo o processo de reciclagem acontece nas instalações da empresa.
O EPS é transformado em flocos e utilizado como matéria-prima do concreto leve, empregado na fabricação de outras peças pré-fabricada.
Clique aqui e conheça mais sobre as vantagens do uso de EPS nas peças de concreto pré-fabricado!

4. Racionalização do consumo de energia elétrica

Constantemente a Pré-vale empreende ações para otimizar o uso de energia elétrica, reduzindo consideravelmente os custos e os impactos ambientais. 
Para tanto, nos últimos anos a empresa investiu na modernização da fábrica, compra de equipamentos eficientes e um gerenciamento cada vez mais inteligente, evitando que determinados equipamentos sejam usados em horários de pico tarifário. Entre estes investimentos, está a instalação de placas solares para geração de energia sustentável.

5. Programa 5S

Com vistas à redução de desperdícios e economia dos recursos naturais a utilização do Programa 5S também contribui positivamente em todos os setores. A ferramenta prevê o aumento da produtividade e contribui na promoção de um ambiente de qualidade. 

A Pré-vale possui outras ações que promovem o cuidado com o meio ambiente. O Programa de Educação Ambiental, aplicado todos os anos é mais uma iniciativa, que envolve todos os colaboradores e suas famílias.
Caso você deseje saber mais sobre a política da empresa e todas as atividades de cunho ambiental, o convidamos a acessar a última edição do Balanço Social. 

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde