Tecnologia BIM: saiba o que é e quais são as vantagens

Tecnologia BIM: saiba o que é e quais são as vantagens
18 de junho de 2021

O BIM (Building Information Modeling/ Modelagem de informação da construção) é um software desenvolvido para otimizar o gerenciamento de projetos. A tecnologia dispõe de informações e ferramentas que permitem planejar, projetar, construir e gerenciar edificações e infraestrutura com mais eficiência. É um método de trabalho mais colaborativo, automatizado que proporciona resultados mais bem-sucedidos.

O BIM é muito mais que uma ferramenta de projeto, ele é um integrador. Quando os projetos são desenvolvidos dentro dessa modelagem, a troca de informações entre a cadeia passa a ser mais eficiente.

A tecnologia ajuda a reduzir diversos erros e problemas nas obras, a aumentar a produtividade e trazer mais qualidade e segurança na execução das etapas. Saiba mais sobre as vantagens:

 

Qualidade e agilidade

A tecnologia BIM proporciona mais qualidade e agilidade nos projetos, por possibilitar o cruzamento e integração de dados relevantes entre todos os profissionais envolvidos na obra, através de um software.

Tudo isso proporciona um processo e gestão mais eficientes, com a verificação de possíveis interferências que possam acontecer e visão facilitada de detalhes no planejamento.

 

Integração eficiente de projetos

O BIM foi desenvolvido para minimizar erros e surpresas durante todas as fases do projeto. Para tal, a plataforma envolve tecnologias e processos, as integrando de forma eficaz em um único só local.

Com ela, se tem acesso a uma grande quantidade de informações relevantes, como: listas de materiais; plantas baixas; detalhamentos; memoriais de cálculo e detalhes em 3d; lista de materiais por etapa de obra; entre inúmeras outras.

 

Tomada de decisão assertiva

O BIM fornece informações sobre cada detalhe da construção, que podem ser utilizadas por todos os profissionais envolvidos na execução. Ou seja, todas as etapas do projeto contam com uma melhor comunicação, e a integração de informações permite que o projeto seja analisado de forma precisa, garantindo a integridade e a redução dos custos da obra.

A partir do momento que há assertividade na tomada de decisão, há otimização nos cronogramas e na detecção de análises de riscos.

 

Assertividade no orçamento e prazo

Todas as informações integradas no software, permitem que se tenha maior precisão no planejamento de custos e prazos para a realização de cada etapa da obra. A plataforma proporciona mais segurança por fornecer dados atualizados e em tempo real sobre o andamento do empreendimento.

 

Mais benefícios

Como a plataforma oferece integração de informações e colaboração online entre os profissionais, mais benefícios podem ser obtidos com a sua implantação. Entre eles, destacam-se: melhor gestão dos processos da obra; análise da viabilidade; projetos 3d mais assertivos; economia de tempo e recursos; cumprimento de cronogramas; e controle de quantidades de materiais e insumos.

 

Benefícios do BIM na indústria de concreto pré-fabricado

A pré-fabricação em concreto tem evoluído muito e diferentes tecnologias vem se difundindo e consolidando no Brasil, garantindo o desenvolvimento do segmento.

A plataforma colaborativa permite que mais pessoas trabalhem ao mesmo tempo em um projeto, sem interferências e otimizando o tempo de execução do projeto. Ela traz uma visão perfeita dos conflitos de um detalhamento e facilita a compatibilização entre mais de um sistema construtivo.

Os softwares interagem com outros sistemas de gerenciamento comercial, produtivo e máquinas de chão de fábrica. Os controles e a produtividade aumentam. Se passa a ter menor incidência de erros e maior qualidade de produtos e serviços. O BIM também abre frente para outras questões internas, relacionadas ao planejamento, sequenciamento e integrações com outras frentes.

 

Pré-vale investe na tecnologia BIM

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto está sempre inovando no processo fabril e na execução de projetos. A empresa investiu recentemente na plataforma BIM, para trazer ainda mais benefícios e tecnologia nas construções pré-fabricadas. A Pré-vale está sempre atenta às tendências e novidades do mercado, para proporcionar aos clientes estruturas com alta qualidade e possibilidade de personalização.

 

 

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde