Opte por estruturas pré-fabricadas e tenha benefícios em sua indústria alimentícia e frigorífico

Opte por estruturas pré-fabricadas e tenha benefícios em sua indústria alimentícia e frigorífico
16 de julho de 2020

O sistema construtivo pré-fabricado, possibilita o desenvolvimento de projetos de estruturas personalizadas, com a construção adequada às necessidades de cada indústria. No caso de empreendimentos para o setor alimentício, o pré-fabricado em concreto proporciona a customização da obra com áreas exclusivas para refrigeração (como em câmaras frias), áreas com maior espaço livre e com menor interferência de pilares através da protensão, paredes e telhas que garantam o isolamento termoacústico e a estanqueidade, entre outras características.

Além da arquitetura diferenciada, a procura por qualidade, economia, inovação, sustentabilidade e rapidez na execução, tem feito com que mais indústrias invistam neste método de construção industrializada. Separamos algumas das vantagens de investir em estruturas pré-fabricadas para indústrias de alimentos e frigoríficos. Confira:

 

Vantagens de investir em estruturas pré-fabricadas para indústrias de alimentos e frigoríficos

 

Personalização para o segmento alimentício

Com as estruturas pré-fabricadas em concreto, é possível projetar uma ampla área destinada à linha de produção, com espaços livres e com pouca interferência de pilares, além de locais específicos para manter a estabilidade térmica. A construção pré-fabricada pode ter ainda as paredes mais espessas, garantindo também o isolamento térmico (mantendo a temperatura ideal) e acústico do ambiente.

Em uma indústria alimentícia é muito importante que exista esta possibilidade de adaptação da estrutura, justamente por ter uma variedade de produtos e por cada um deles possuir uma necessidade de armazenamento diferente, como a carne por exemplo, que precisa ficar refrigerada a uma determinada temperatura.

 

Fechamentos especiais para atender normas sanitárias

Em indústrias de alimentos muitas normas sanitárias devem ser seguidas já no início da concepção do projeto. Entre as exigências, encontram-se os fechamentos especiais na estrutura para facilitar a limpeza. Paredes e tetos devem ser construídos de modo a impedir acúmulo de poeira e de outras formas de contaminação. Em construções pré-fabricadas, é possível realizar a inversão da locação de paredes e utilizar painéis mais altos, eliminando as ligações das áreas indicadas no projeto e garantindo um acabamento interno adequado às normas relacionadas à higienização.

 

Ambientes livres de contaminação

Além disso, o projeto precisa prever um ambiente livre de contaminação. A estrutura deve impedir a entrada e o alojamento de insetos, roedores e pragas, assim como outros contaminantes (fumaça e poeira). Para evitar que os materiais e o ambiente fiquem contaminados, existem áreas que não podem ter ligação direta com outros setores. A obra precisa ser projetada para que as áreas de recepção, vestiário e lavagem de produtos, por exemplo, sejam isoladas das demais.

As construções industrializadas em concreto permitem todo esse planejamento de ambientes e o isolamento de possíveis contaminações, através da junção de diversas tecnologias e elementos.

 

Ventilação e uso de luz natural

As indústrias podem contar ainda com economia no uso de recursos naturais (energia elétrica e água), nos ambientes permitidos. O pré-fabricado em concreto torna possível o planejamento da estrutura para ampliar a utilização de iluminação natural do local e favorecer a ventilação e as trocas de calor interno, auxiliando também na estabilidade térmica da indústria.

 

Dimensionamento da estrutura para cargas de utilidade

Outro aspecto relevante que precisa ser observado é o dimensionamento para cargas de utilidade, permitindo a empregabilidade de dutos elétricos, tubulações hídricas, climatização, entre outros. A verticalização de estoques também é uma boa opção para aumentar a capacidade de armazenamento de produtos e matéria-prima, aproveitando melhor os espaços disponíveis.

 

Personalize seu projeto com a Pré-vale

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto já realizou diversas obras personalizadas para indústrias de alimentos. A empresa está há décadas no mercado, inovando constantemente em soluções tecnológicas, para garantir a qualidade e a segurança na execução das estruturas. De acordo com as características de cada projeto, a Pré-vale oferece soluções que podem potencializar as áreas das indústrias, flexibilizar a ocupação e ampliar a capacidade de armazenamento e circulação.

Se você precisa de soluções em estruturas para sua indústria, entre em contato com a Pré-vale e personalize seu projeto ou solicite um orçamento diretamente pelo site!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde