Pré-vale investe em novas tecnologias para o processo de fabricação de estruturas pré-fabricadas

Pré-vale investe em novas tecnologias para o processo de fabricação de estruturas pré-fabricadas
10 de julho de 2020

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto é especialista em construções pré-fabricadas e está há décadas no segmento da construção civil. Para oferecer estruturas de alta qualidade, a empresa investe constantemente em capacitações, controles de qualidade e inovações tecnológicas.

Entre os recentes investimentos industriais voltados à inovação e crescimento da fábrica, pode-se citar o Lean Manufacturing, a implantação de software específico para controle de pré-fabricados e também novo ERP, além de expandir o volume de concreto protendido e a confecção de painéis corta fogo. Além do aumento da produtividade, as melhorias visam à excelência das operações, a geração de valor sob a ótica do cliente com a entrega de um melhor produto, além de um ambiente mais humanizado de trabalho.

 

Entenda o Lean Manufacturing

A empresa identificou no Lean Manufacturing (manufatura enxuta) uma oportunidade para melhorar processos e aumentar a produtividade da fábrica através da redução de desperdícios. O Lean é uma metodologia que se associa muito bem com as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 e se conecta com a política da Pré-vale em diversos aspectos. O foco do Lean Manufacturing está no chão de fábrica e os colaboradores são essenciais para o sucesso do projeto. 

A Pré-vale elaborou o mapa do fluxo de valor e analisou os processos produtivos da empresa identificando desperdícios que pudessem ser eliminados e oportunidades para melhorias. Na implantação, foram traçadas metas, identificando as oportunidades de melhorias e transformando os ambientes em espaços mais funcionais e confortáveis, além de aprimorar a gestão visual.

Através das ações realizadas, a Pré-vale promoveu uma redução de 30% do tempo de fabricação de algumas peças e conseguiu reduzir os estoques de matérias-primas em 37%.

Nessa proposta de melhorar os processos, além da implantação desse modelo japonês de fabricação, a Pré-vale planeja estrategicamente sua operação analisando a previsão de vendas, identificando a sequência de montagem e a tipologia das estruturas pré-fabricadas.  As particularidades das peças elevam o nível de complexidade não apenas nas etapas de projeto e fabricação, mas também de planejamento, exigindo controles mais apurados.

 

Implantação de novos sistemas de gerenciamento tecnológico

Em conjunto ao Lean Manufacturing, se viu a necessidade de implantar novos sistemas de gerenciamento administrativo e da produção. O software de manufatura implantado na Pré-vale, é direcionado para o segmento da indústria de pré-fabricados em concreto, e permite acompanhar desde o planejamento e controle de produção, até o transporte e montagem das estruturas.

Esse novo software permite que os apontamentos sejam realizados em tempo real, através da leitura do código QR Code contido na identificação das peças, dando agilidade e eficiência na rastreabilidade das etapas da obra. Além de conectar com sistemas de modelagem de estruturas, o software se comunica com o sistema de gestão empresarial, integrado aos processos contábeis e administrativos.

 

Tecnologia protendida

A Pré-vale também oferece tecnologias no concreto pré-fabricado, que podem trazer benefícios na flexibilização de estruturas, como é o caso da protensão.  A utilização do concreto protendido se mostra muito atrativa nas estruturas pré-fabricadas, em grandes vãos ou submetidas a cargas elevadas. A maior resistência proporcionada pela protensão permite a redução de peso e volume da estrutura, além da redução de interferência de pilares que possibilitam aumento do espaço interno da estrutura e peças mais esbeltas.

 

Pré-vale oferece os painéis de resistência ao fogo

A Pré-vale também possui a certificação de ensaio de resistência ao fogo em painéis pré-fabricados, que está prevista na NBR10636. As paredes corta-fogo têm como principal objetivo ser um obstáculo à propagação do incêndio para outros ambientes, protegendo as pessoas e a edificação de danos maiores.

As paredes conseguem resistir à transmissão de calor e impedir a passagem de chamas por 120 minutos, servindo de ajuda na fuga dos ocupantes da edificação em condições de segurança; dando condições às operações de combate ao incêndio e minimizando os danos nas edificações próximas.

 

A Pré-vale também investe constantemente na ampliação e modernização da fábrica, aquisição de novos equipamentos, em tecnologias de produto e sistemas construtivos. Recentemente obteve o Selo de Excelência ABCIC e dedica-se para tornar seus processos cada vez mais seguros, reduzindo riscos e aprimorando a qualidade de produtos e serviços.

As ações tecnológicas empreendidas pela empresa bem como o novo modelo cultural de fabricação, são sem dúvida, um estímulo à produtividade, inovação, sustentabilidade, segurança e qualidade.

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde